Ortodontia

Home / Tratamentos / Ortodontia

A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária cuja finalidade é corrigir a posição dos dentes e modificar o crescimento dos maxilares, com o intuito de conseguir um correcto alinhamento dentário, um bom relacionamento das arcadas e uma harmonia facial.

Para que o tratamento ortodôntico seja o mais eficaz e o mais curto possível, é importante intervir no momento certo, nem muito cedo, nem muito tarde. De acordo com a American Association of Orthodontists, entre os 6-8 anos de idade é quando a maioria dos problemas ortodônticos é diagnosticada, pois é nesta idade que começa a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Assim sendo, é fundamental que uma má oclusão seja diagnosticada o mais cedo possível, para evitar que futuramente maiores consequências surjam. A partir do aparecimento dos quatro incisivos superiores e inferiores (dentes da frente) é importante ficar alerta a alguns sinais, tais como:

  • Os dentes superiores muito avançados em relação aos inferiores (ou vice-versa);
  • Um dente de leite que não cai;
  • Uma dificuldade na pronúncia de certas palavras;
  • A criança respira de boca aberta;
  • Os dentes de cima não tocam os de baixo;
  • A boca é muito pequena e os maxilares são estreitos;
  • Os incisivos superiores estão avançados (como dentes de coelho);
  • Os dentes estão uns sobre os outros (apinhados);
  • Há espaços entre os dentes.

Regra geral, um diagnóstico precoce diminui o custo e o tempo do tratamento. Caso tenha alguma dúvida, consulte o Ortodontista. Se for muito cedo para iniciar um tratamento, um acompanhamento correcto será desde logo proposto.

A ortodontia moderna pode tratar pessoas de todas as idades graças ao aparecimento de novos materiais, mais flexíveis e biocompatíveis. Além disso, o tempo médio de duração de um tratamento ortodôntico sofreu uma diminuição considerável nos últimos anos. Hoje em dia, um tratamento ortodôntico executado em condições normais, por um profissional capacitado e com a colaboração do paciente raramente ultrapassa os 2-3 anos.

Na Alinea – Premium Oral Care, para além de profissionais especializados, utilizamos as mais sofisticadas técnicas e materiais de última geração, como é o caso dos aparelhos autoligáveis (Damon, In-Ovation, SmartClip) e dos mini-implantes.